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A Wave Lojas Virtuais realizou a 1ª Maratona Marketplace do Brasil. Nos dias 18, 19 e 20 de outubro, foram 3 dias de muito conteúdo. Vamos colocar nesse post tudo que aconteceu nos 3 dias da Maratona Marketplace. Preparados? Primeiramente, antes de falar da Maratona Marketplace, vamos responder: O que é um Marketplace? Marketplace é um site que funciona como um grande shopping center, onde várias pessoas vendem  seus produtos ou serviços.  Ou seja, você provavelmente já usou algum marketplace na vida, quer ver?  O Uber é uma plataforma que conecta você a um motorista que fará o percurso que você inseriu no  app, onde o pagamento pode ser online ou diretamente ao motorista.  Da mesma forma, o Booking é uma plataforma de viagens, onde você encontra sua estadia, aluguel  de carro e até passagem aérea no mesmo site.  Você escolhe qual o prestador do serviço de viagem que deseja e pode pagar também pelo site, app  ou, no caso de hotéis e pousadas, no check-in.  E claro, os gigantes Magalu, Mercado Livre e Americanas, que são os maiores sites de compra online  do Brasil, também são marketplaces.  Contudo, como saber a melhor plataforma para meu negócio?  Veja a Maratona Markeplace. Maratona Marketplace O propósito da Maratona Marketplace é empoderar empreendedores sobre como montar e ter sucesso com um Marketplace, dando informações e esclarecimentos tanto teórico quanto prático. Dia 01 - O que é Marketplace e modelos possíveis. O primeiro dia da Maratona Marketplace foi uma introdução, respondendo as primeiras dúvidas sobre Marketplace, assim como: Quais modelos de negócio são possíveis; Pilares; Nichos; Oportunidades;  Plataformas e Módulos.  Dia 02 - Como ganhar dinheiro com o seu Marketplace O tema central do segundo dia da Maratona Marketplace, foi a monetização, é uma das principais dúvidas que os empreendedores têm antes de criar um Marketplace. Tivemos também a participação do convidado Ricardo Grandinetti Head of Sales & Partnerships da Moip Brasil, para falar sobre Split e dar dicas de operações. De acordo com o tema central, foram abordados também os subtópicos abaixo:  5 Etapas para construir um Marketplace de sucesso; Módulos avançados para Marketplace; ESG - negócios gerando impactos; Formas de monetização; Split de pagamento; Tributação. Dia 03 - Operando seu Marketplace com Excelência Agora que já foi mostrado os modelos, nichos, como monetizar, splits, tributa ções, chegou a hora de saber como administrar seu Marketplace e marketing . Tivemos também a presença de uma super convidada, a Ana Maia Head Comercial na Estante Virtual/Magazine Luiza. Os subtópicos do 3º dia, foram:  Como montar um time para administração; Investimentos para curto prazo; Integrações com produtos e estoque dos lojistas; Otimizando a logística; Marketing para Marketplace. Foram 3 dias de muitos conteúdos para que você esclareça todas as suas dúvidas antes de ter o seu próprio Marketplace. Gostou? Quer bater um papo com o nosso time comercial?   Clique aqui!
Primeiramente, antes de escolher a melhor plataforma de marketplace você precisa entender o que  é um marketplace.  Marketplace é um site que funciona como um grande shopping center, onde várias pessoas vendem  seus produtos ou serviços.  Ou seja, você provavelmente já usou algum marketplace na vida, quer ver?  O Uber é uma plataforma que conecta você a um motorista que fará o percurso que você inseriu no  app, onde o pagamento pode ser online ou diretamente ao motorista.  Da mesma forma, o Booking é uma plataforma de viagens, onde você encontra sua estadia, aluguel  de carro e até passagem aérea no mesmo site.  Você escolhe qual o prestador do serviço de viagem que deseja e pode pagar também pelo site, app  ou, no caso de hotéis e pousadas, no check-in.  E claro, os gigantes Magalu, Mercado Livre e Americanas, que são os maiores sites de compra online  do Brasil, também são marketplaces.  Contudo, como saber a melhor plataforma para meu negócio?  Continue sua leitura para saber mais!  Por que usar uma plataforma de marketplace?  Em síntese, você percebeu que compra ou já comprou em marketplace e nem se deu conta de já ter  usado tal tipo de e-commerce.  Segundo pesquisa da PwC, 95% dos brasileiros já compraram em marketplace e cerca de 44 %  pretendem voltar a comprar.  Uma boa vantagem deste tipo de plataforma é que, as mais conhecidas estão consolidadas no  mercado e o custo inicial do empreendedor é baixo, se comparado com a abertura de uma loja  virtual do zero.  Quer saber as diferenças entre loja virtual e marketplace? Leia nosso post sobre o assunto!  Igualmente, as plataformas de marketplace já tem alto tráfego de visitas que, teoricamente, fará  com que você tenha mais visibilidade e vendas.  Auxílio dentro do market place  Um item importante a considerar é a experiência que o comprador terá no marketplace adquirindo  seu produto.  Um site que responda bem, sem bugs e dê total suporte para o cliente e para você já tem pontos  ganhos a seu favor.  No entanto, para uma boa experiência do usuário você precisa fazer sua parte em relação a seu  produto ou serviço anunciado. Os produtos devem ter fotos de alta resolução, para que o consumidor possa ver os detalhes do que  está comprando.  Não se esqueça que ele não vê fisicamente ou toca para ter certeza na aquisição.  Tanto para produtos quanto para serviços a descrição também é imprescindível. Então, coloque  todas as informações possíveis para passar segurança ao seu cliente.  Um ponto que há dentro dos marketplaces que auxilia você a aumentar suas vendas é a boa  reputação do produto, ou seja, as famosas estrelas da avaliação.  Quanto melhor a reputação do seu produto em relação ao da concorrência, melhores as chances de  fidelizar este consumidor para o seu negócio.  Outros pontos a considerar na sua escolha  Para decidir sobre qual a melhor plataforma de marketplace para seu negócio existem outros  aspectos a refletir.  Um deles é onde você deseja chegar, pois a indicação para uso do marketplace é para lojas que  querem uma extensão de sua loja física ou para aqueles que estão começando no e-commerce.  As plataformas já tem tudo que você precisa para começar online, como gateways de pagamento,  estrutura de marketing e suporte para qualquer demanda, principalmente os marketplaces  segmentados.  Veja abaixo mais itens a considerar na sua escolha, além dos já mencionados.  C omo é seu público  Quando você já tem um empreendimento físico, é fácil saber se o seu cliente é adepto a compras  online e qual ou quais sites ele usa, com uma pesquisa direta e rápida.  No caso de quem está começando, esta pesquisa será mais complexa, já que você ainda não tem  clientes. Mas a internet e as redes sociais podem te ajudar, além de pessoas próximas.  Pergunte ou pesquise informações sobre seu público-alvo para saber qual plataforma de e-commerce escolher para gerar faturamento em menos tempo possível.  Estrutura da plataforma de marketplace  Já mencionamos o atendimento e a responsividade do site, mas ainda é preciso saber se o  marketplace escolhido tem:  Divulgação;  Reputação;  Estrutura;  Percentual de comissão relativa a vendas;  Outros serviços agregados.  Caso sua escolha seja por uma plataforma de marketplace específica de seu nicho, estes pontos  podem ser cruciais no sucesso de vendas da sua empresa.  Assim como para os sites segmentados, que já conhecemos, a parte do percentual de  comissionamento pode ser o diferencial na escolha do marketplace. Se você não conhece como o marketplace funciona, faça uma compra. Assim você terá a mesma  experiência que o consumidor e poderá avaliar se ela irá atendê-lo.  Os outros serviços agregados são a integração de estoque, fornecedor e entrega ao cliente final.  Grandes marketplaces disponibilizam este serviço e ainda é possível ter acesso a este controle  dentro da área de sellers (como são chamados os vendedores dentro das plataformas de  marketplace).  O último ponto a considerar dentro da escolha de um marketplace é o checkout transparente, ou  seja, a finalização da compra de forma clara e na mesma plataforma.  Este checkout não pode enviar o comprador para outros sites para verificar formas de pagamento e  finalização da compra, pois gera desconfiança e até cancelamento da venda.  Conclusão  Portanto, para escolher qual a melhor plataforma de marketplace para seu negócio, recomendamos fazer uma lista das diferenças entre cada uma das que você considera melhor para seu nicho.  Sabemos que há nichos específicos, como o artesanato, e a variedade para este nicho é menor do  que para produtos de tecnologia, por exemplo. No entanto, pense e não faça nenhuma escolha  precipitada, pois isso pode acarretar prejuízos e problemas futuros.  Quer entrar no mundo do e-commerce e não sabe como?  A Wave Lojas Virtuais tem a solução que se encaixa no seu perfil. Atuamos com plataformas de  marketplace, varejo e atacado.  Todas as soluções contam com suporte de implantação, sistema de controle de todo seu e-commerce e ainda com blog e redes sociais inclusos, para você se aproximar mais de seus clientes  com dicas relevantes, informações, lançamentos e muito mais.  Entre em contato com Wave Lojas Virtuais.   CLIQUE AQUI e se inscreva na primeira Maratona de Marketplace do Brasil e saiba tudo sobre Marketplace.
Quanto mais o tempo passa, mais lojas virtuais se abrem. A praticidade, conforto, variedade de preços e de produtos são alguns dos atrativos para os consumidores. Assim, com expectativas de aumentar as vendas, inúmeros empreendedores em todo o mundo buscam inserir seus negócios na Internet.    Mas afinal, como abrir uma loja virtual?   Confira a seguir as principais etapas para mergulhar no universo do e-commerce!     1- Planejamento         O empreendedor precisa identificar as principais características do seu negócio. Ao responder as seguintes perguntas, você terá um bom guia inicial:   Você vende produto ou serviço?    Em qual categoria o seu negócio se encaixa? Ex.: moda, alimentos e bebidas, beleza e cosméticos, etc.   Você pretende vender no atacado ou no varejo?   As respostas para essa pergunta vão te ajudar a traçar estratégias para vender mais. Nos próximos posts falaremos sobre algumas delas!   Em seguida, você precisa escolher uma plataforma, um sistema que vai estruturar sua loja e mantê-la em funcionamento. Escolha uma plataforma profissional, que forneça assistência e acompanhamento sempre que você precisar. E lembre-se: ao contratar um desses sistemas, você precisa ter em mente que as opções gratuitas nem sempre são as melhores. Elas fornecem recursos limitados, não têm assistência adequada, não viabilizam um alto número de vendas e podem inclusive cobrar um percentual sobre o seu lucro. Fique atento!     2- Implantação da loja virtual         Nessa etapa o empreendedor ‘’põe a mão na massa’’. A seguir, algumas tarefas que ele precisa cumprir:   Cadastrar produtos e preços   Cadastrar fotos desses produtos   Separar os produtos por categorias no menu   Definir formas de pagamento   Definir formas de envio   Ajustar o layout do site: banners, cores, ícones, vitrines e disposição dos elementos na página   Feito isso, é hora de seguir para a etapa final.       3- Lançamento do site         Nesse momento o empreendedor faz a divulgação do site nas redes sociais e em grupos de  whatsapp  - ele informa os clientes sobre a grande novidade do lançamento do site! Aqui, as estratégias de marketing digital são colocadas em prática para cativar quem já é cliente e atrair novos compradores. Mantenha seu site atualizado com promoções, troca de banners, estoque disponível e aproveite as vendas!     Gostou desse conteúdo? Siga-nos no Instagram e confira mais dicas!    
Webinar: Como montar um Marketplace O especialista em ecommerce Éder Melo da  Wave Lojas Virtuais  em parceria com a  Wirecard Brasil  promovem o Webinar: "Como montar um Marketplace".   Entre os temas abordados: - Nichos e Oportunidades no mercado; - Recursos da Plataforma Marketplace B2B e B2C; - Integração de Cadastro de Lojista e Pagamento com Wirecard e muitas outras dicas.       VÍDEO COMPLETO:         Quer montar um Marketplace?           E para saber mais sobre o melhor modelo de plataforma para seu negócio, entre em contato conosco:    envie email para  comercial@wavelojasvirtuais.com.br ou ligue  (31) 3427-1012  
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